O que é o Eneagrama?

Todos nós seres humanos somos movidos por uma profunda inquietude interior.

E essa inquietude é descrita de diversas formas: como a sensação de que falta algo ou de sentir-se pouco importante, como ambição, como necessidade de reconhecimento ou respeito e por aí vai.

Fato é, que temos mil ideias acerca do que pensamos que precisamos ou queremos – melhores relacionamentos, melhores oportunidades, melhores empregos, maiores recursos. Acreditamos profundamente que se conquistarmos o relacionamento, a casa, o emprego, o carro ideais essa inquietude desaparecerá e nos sentiremos plenamente satisfeitos, realizados e felizes.

Mas vocês já devem ter percebido que o carro novo nos fornece um pico de alegria por tempo determinado. O novo relacionamento pode ser espetacular, mas não irá nos preencher completamente.

Então, o que buscamos de verdade??

A resposta é simples: saber quem somos e por que estamos aqui.

Muito temos ouvido falar que nossa qualidade de vida depende da experiência interior que experimentamos ao vivenciar os fatos da realidade. E qualquer que seja o significado que essa afirmação tenha para você, a verdade é que qualquer busca por crescimento deve considerar o fato de que existem diferentes tipos de pessoa, diferentes tipos de personalidade.

Embora nossos anseios sejam comuns a diversas outras pessoas, a forma como os buscamos e os expressamos é única e particular, representando o “filtro” pelo qual vemos a vida. É através desse filtro que olhamos para nós mesmos e para os outros.

]É através desse filtro que nos expressamos, nos defendemos, lidamos com questões passadas, antecipamos o futuro. É esse filtro que utilizamos para aprender, viver, se relacionar e amar – é o nosso tipo de personalidade.

Você já pensou que bom seria se houvesse um processo que nos permitisse ver e entender melhor quem somos e quem são os outros?

Um processo que nos ajudasse a estabelecer a comunicação mais assertiva com cada tipo de pessoa?

Um processo que nos ajudasse a discernir melhor nossos filtros e utilizá-los de forma mais adequada e congruente com nossas intenções?

Um processo que nos mostrasse quais são nossas potencialidades e pontos fracos nas relações pessoais?

E se esse processo além de mostrar os problemas, também indicasse um caminho para nos desenvolvermos enquanto pessoas e profissionais??

Esse processo existe e é chamado de Eneagrama!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOP