Treinamento com Eneagrama da Personalidade: Conheça!

Existem alguns tipos psicológicos e também funções diferentes da consciência. Mas como aprimorar tudo isso? Vamos esclarecer este assunto e falar de um treinamento feito com base no Eneagrama da Personalidade. Acompanhe!

Eneagrama da Personalidade

O eneagrama é uma figura geométrica de nove pontas que funciona como símbolo processual e pode ser usado para a compreensão e estudo de qualquer processo contínuo.

O treinamento feito com base no Eneagrama da Personalidade é focado na Integração da Consciência. Ou seja, nascemos com as funções intuição, sensação, pensamento e impulso dentro de nós, mas vamos desenvolvendo umas mais do que as outras.

Isso ocorre conforme nossa disposição intrínseca, herança genética e relação com o meio. A função que a gente desenvolve melhor, que nos é dada pelo caldo genético, se tornará a nossa função principal. Essa função vai influenciar a forma como vemos, aprendemos, avaliamos, interpretamos e experienciamos a vida.

O objetivo do processo de Eneagrama é possibilitar a quem passa pelo treinamento o acesso à sua intuição, à confiança na vida e nos seus potenciais. O intuito é desenvolver a capacidade máxima e, assim, transformar-se na sua melhor versão, com resultados extraordinários.

Geralmente as pessoas numa conversa, falam sobre um ou dois desses elementos. E um deles é negado. O objetivo do treinamento é perceber qual deles está ausente na consciência.

Porque quando uma dessas funções está vazia, a pessoa preenche com algo, geralmente com suas crenças e padrão de comportamento. No treinamento são feitas perguntas para levar a pessoa a entrar em contato com este vazio. Afinal, é nele que começa o trabalho da integração da consciência.

É no vazio que a pessoa começa a entrar em contato com o “quem eu sou” e a descobrir o seu propósito.

Em relação aos tipos psicológicos, a psique humana pode ser dividida de 3 formas:

  1. O modo como reagimos às circunstâncias externas: expansão e introversão;
  2. A forma como a nossa consciência percebe e assimila as experiências por meio das 4 funções da consciência: intuir, sentir, pensar e agir;
  3. Os padrões de comportamentos, sendo que a função principal da consciência toma forma de acordo com o centro (ativo, emocional ou teórico) que estiver apoiando.

Das sensações vêm os julgamentos

De acordo com Wilhelm Reich, psicanalista austríaco, o organismo vivo percebe seu ambiente e a si próprio, por meio de suas sensações corporais. Das sensações dependem os tipos de julgamentos que se desenvolvem. As reações baseadas nesses julgamentos são o que formam a “visão de mundo” ou o “padrão de comportamento”.

As sensações corporais, mesmo quando vividas como vazios sensoriais, participam da organização da consciência. A pulsação energética (expansão e contração) possibilita a intuição e a percepção. E estas geram sensações e pensamentos, a partir dos quais avaliamos quais ações vamos tomar.

Perceber (ou intuir) e pensar formam as bases da vivência psíquica. Enquanto sentir e agir constituem as bases da vivência corporal. Mas como as bases da consciência se constituem? Por meio da integração destas 4 funções:

  • Intuir;
  • Sentir;
  • Pensar
  • Agir.

Alguns tipos de pessoas:

Função pensamento

As pessoas que têm a função pensamento como principal, ou seja, o centro teórico mais desenvolvido, são normalmente desprendidas, interessadas no mundo das ideias e privilegiam a racionalidade e a lógica.

Elas têm mente altamente desenvolvida, senso de justiça e capacidade de avaliação impessoal das situações, amor pela cultura, valorização da estrutura e do sistema, corajosa adesão a princípios e refinamento.

Função sentimento

Para os que têm a função sentimento como principal (centro emocional), nada é tão importante no mundo como os relacionamentos pessoais e os valores humanos. Sem eles o mundo é estéril, despido de esperança e alegria. Sacrificam qualquer coisa para preservar os seus relacionamentos. São compassivos e empáticos e têm uma grande capacidade de sentir o que o outro sente.

Têm, ainda, sensibilidade ao ambiente, sutileza, encanto, compreensão, forte senso de valores nos relacionamentos e capacidade de juntar indivíduos e instintivamente entender as suas necessidades.

Função ação

As pessoas da ação ou do centro ativo priorizam o instinto como forma de se orientar e focam sempre o aspecto concreto daquilo que é percebido. São práticos, eficientes, decididos, realistas, organizados e amantes do dinheiro e do poder. Possuem o dom de concretizar seus desejos.

Função intuição

A quarta e última função da consciência é a intuição. A intuição se refere à percepção inconsciente sobre a realidade que surge espontaneamente na consciência, como um pressentimento. Ela fornece um conhecimento irracional sobre os fatos e as pessoas e é alcançada quando nós conseguimos alinhar as outras três funções anteriores.

Você se identificou com algumas destes tipos de pessoas e com o Eneagrama da Personalidade? Então, continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre este e outros temas!  

1 Comment to “Treinamento com Eneagrama da Personalidade: Conheça!”

  1. Olá, isso é um comentário.
    Para começar a moderar, editar e deletar comentários, visite a tela de Comentários no painel.
    Avatares de comentaristas vêm a partir do Gravatar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOP